Perrengue todo mundo passa. O problema é saber o que fazer na hora do “sufoco”, da situação embaraçosa em que se meteu ou foi colocado por outros. PERRENGUE TEENS é uma material para identificar com o adolescente os problemas a serem tratados na terapia por meio de uma conversa sobre situações e assuntos do seu dia a dia, que podem ser difíceis de expor de forma espontânea. Pode também ajudar na reavaliação de problemas já trabalhados.
Objetivo:
Identificar com o adolescente os problemas a serem tratados na terapia por meio de uma conversa sobre situações e assuntos do seu dia a dia, que podem ser dificeis de expor de forma espontânea. Para adolescentes que já se encontram há algum tempo em terapia pode ser um meio de avaliar (ou reavaliar) sua percepção sobre os assuntos que envolvem os problemas trabalhados.
Como usar individualmente:
Inicia-se embaralhando as cartas-perrengue e dispondo-as sobre a mesa numa pilha voltada para baixo. O mesmo é feito com as cartas-revelação.
O adolescente: (1) retira uma carta-perrengue e depois uma carta-revelação a ser feita sobre o assunto da carta-perrengue; (2) revelação feita, descarta a carta-perrengue ou a separa, caso o tópico abordado seja um objetivo/assunto para a terapia; e (3) devolve a carta-revelação à pilha, embaralhando-a com as outras, e inicia uma nova rodada. Continua dessa forma até que todas as cartas-perrengue sejam analisadas. O terapeuta, a seu critério, pode reduzir o número de cartas, selecionando as mais pertinentes para analisar com o adolescente.
Como usar em grupos:
Embaralha-se as cartas-perrengue dispondo-as sobre uma mesa, viradas para baixo, e define-se a ordem de cada um a responder as cartas. Cada participante recebe uma carta Melhor não! (permite não fazer uma revelação e passar a vez), que pode ser usada apenas duas vezes por cada participante.
A primeira pessoa tira uma carta-perrengue e uma carta-revelação. Ela pode fazer a revelação sobre aquele perrengue ao grupo, sortear outro, ou usar sua carta Melhor não! e passar a vez. Continua-se assim sucessivamente até que todos os participantes tenham tido sua vez, quantas rodadas o grupo quiser ou o terapeuta definir.
Considerações:
Estabelecer objetivos com adolescentes exige uma boa compreensão do que eles pensam, sentem, e querem da terapia. É importante porque define parâmetros de avaliação do processo, onde se está e aonde se quer chegar, o que orienta o terapeuta na condução da intervenção. Então, seja individualmente ou em grupos, coloque os adolescentes para falarem sobre os perrengues da vida! Reconhecer os problemas é o primeiro passo no caminho da mudança.
Conteúdo:
65 cartas perrengue / 18 cartas revelação / 6 cartas melhor não
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