O PAPL – Protocolo de Avaliação dos Preditores da Leitura na Pré-Escola, é um instrumento pioneiro no país por se tratar de um protocolo idealizado para o rastreio, monitoramento e vigilância do desenvolvimento cognitivo-linguístico de pré-escolares na faixa etária de 5 anos a 6 anos de idade, no que se refere especificamente às habilidades preditoras da aprendizagem da leitura, com vistas à identificação precoce do risco para as dificuldades de leitura e consequentes diretrizes para a intervenção precoce com as habilidades avaliadas.
Objetivo do instrumento: Identificar escolares de risco para problemas de leitura na Educação Infantil.
Público-alvo: escolares de 5 anos a 6 anos de idade.
Material: Manual do Aplicador, composto por fundamentação teórica, caderno de aplicação e folha de respostas.
Forma de aplicação: individual.
Tempo de aplicação: 30 a 40 minutos.
Normas: O PAPL apresenta padrões normativos para a aplicação individual de acordo com a idade do escolar.
Profissionais a que se destina: O PAPL pode ser aplicado por Fonoaudiólogos Clínicos ou Educacionais, Pedagogos, Psicopedagogos e demais profissionais das áreas da Educação e da Saúde interessados em identificar precocemente pré-escolares em risco para problemas posteriores de aprendizagem da leitura e escrita.
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