O livro que está em suas mãos com o título Grafomotricidade, Imagem e Escrita tem seu eixo principal no que foi publicado pela primeira vez no ano de 1987, com o nome Educar para Escrever.
Desde essa data e depois de suas sucessivas edições, foram incorporados alguns capítulos novos, especialmente o dedicado ao rabisco (garatuja). Transcorreram treze anos desde então, sendo necessária uma nova atualização. Em todo caso, mantenho o prólogo da última edição que segue tendo, ao meu critério, plena vigência para este outro mais moderno.
A mudança do título, decidi porque a mudança de estrutura que se produziu é significativa, tanto porque se adicionou novos conteúdos, em especial o colocado na introdução por um de meus colaboradores, como devido a finalidade do primeiro, Educar para escrever, estava basicamente construído como referência pedagógica para o uso dos cadernos grafomotores que se dirigiam à prática cotidiana das crianças. Hoje, isto desapareceu, mas podem ser encontrados através deste editorial.
Entretanto, como é lógico, permanece o estudo evolutivo da Grafomo-tricidade, assim como a fundamentação metodológica da intervenção grafomotora, tanto para o uso específico do significante do aprendizado da escrita, na faixa etária de 3 a 6 anos, como para as dificuldades e os transtornos da integração das grafias, graças ao seu diagnóstico (Test de Habilidades Grafomotoras deste autor e recentemente editado na versão bilíngue castellano-italiana-2017)
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