TDE II – Coleção Completa
INSTRUMENTO NÃO RESTRITO À PSICÓLOGOS
O TDE II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do Ensino Fundamental.
Pode ser aplicado, tanto em demandas de mapeamento da aprendizagem escolar no desenvolvimento típico quanto no atípico. A partir desse mapeamento, estratégias promotoras de leitura, de escrita, de raciocínio quantitativo e de cálculos poderão ser mais efetivamente selecionadas e aplicadas tanto no contexto clínico quanto no educacional, tornando o desenvolvimento mais bem-sucedido e diminuindo o impacto no cotidiano de dificuldades ou de transtornos específicos de aprendizagem.
Indicado para Gestores e servidores de Secretarias Municipais Estaduais de Educação, professores das redes pública e privada do Ensino Fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, psiquiatras e neuropsicólogos e pesquisadores de áreas relacionadas à Saúde e à Educação.
Apresenta padrões normativos dos três subtestes para aplicação individual de acordo com o ano escolar e o tipo de escola (pública ou privada), incluindo tempo de execução, assim como padrões normativos para aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética do 4º ao 9º ano escolar, de acordo com o tipo de escola (pública ou privada).
O TDE-II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do Ensino Fundamental.
Objetivo
O TDE II tem por objetivo avaliar habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética podendo ser utilizado não apenas como uma triagem universal do processo de aprendizagem desses três domínios do desempenho escolar, mas também como instrumento de avaliação ou como parte de uma bateria de instrumentos com fins diagnósticos e clínicos de planejamento e intervenções clínico-educacionais.
Público alvo
Crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental brasileiro, tanto de escolas públicas quanto privadas.
Aplicação
Aplicação individual dos subtestes de escrita, leitura e aritmética.
Aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética.
Autoras
Lilian Milnitsky
Claudia Hofheinz Giacomoni
Rochele Paz Fonseca
Composição
1 Livro de Instruções (Manual)
1 Guia Rapido de Aplicação
1 Livro de Aplicação Subteste Escrita 1º ao 9º ano com 25 folhas
2 Livros de Aplicação Subteste Aritmetica 1º ao 5º ano com 5 folhas cada
2 Livros de Aplicação Subteste Aritmetica 6º ao 9º com 5 folhas cada
1 Livro de Avaliação Subteste Leitura 1º ao 4º ano com 25 folhas
1 Livro de Avaliação Subteste Leitura 5º ao 9º ano com folhas
1 Prancha de Estimulos Leitura 1º ao 4º ano
1 Prancha de Estimulos Leitura 5º ao 9º ano
1 Livro de Avaliação Subteste Escrita 1º ao 4º ano com 25 folhas
1 Livro de Avaliação Subteste Escrita 5º ao 9º ano com 25 folhas
1 Livro de Avaliação Qualitativa Subteste Escrita 1º ao 4ª ano com 25 folhas
1 Livro de Avaliação Qualitativa Subteste Escrita 5º ao 9º ano com 25 folhas
1 Livro de Avaliação Subteste Aritmetica 1º ao 5º ano com 25 folhas
1 Livro de Avaliação Subteste Aritmetica 6º ao 9º ano com 25 folhas
1 Composto de Prancha Aritmetica
1 Livro de Avaliação Geral com 25 folhas
O Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – PROMAT é um roteiro elaborado para a sondagem do desenvolvimento das habilidades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvido para permitir que educadores e especialistas possam investigar com mais precisão as dificuldades específicas de alunos, permitindo que barreiras sistemáticas e persistentes para a aprendizagem da matemática sejam encontradas, possibilitando a oferta de serviços, suportes ou acomodações acadêmicas mais apropriadas e que atendam às necessidades desses alunos.
A partir de sua aplicação é possível identificar e monitorar com maior exatidão áreas prioritárias que demandam instrução e intervenção em crianças que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem da matemática, contribuindo para um melhor planejamento.
Dada sua natureza investigativa, o PROMAT também permite que se levantem indicadores para o transtorno específico da aprendizagem da matemática, ou discalculia, avaliando três áreas básicas de competência matemática cujos domínios são fundamentais para a sua aprendizagem:
Representação Numérica
Evocação de Fatos Numéricos
Resolução de Problemas
O Caderno de Estímulo compreende um conjunto de fichas que contém os estímulos e as consignas que serão apresentadas ao aluno, com as orientações, dicas facilitadoras que podem ser usadas no caso de os alunos não conseguirem solucionar a tarefa a partir da primeira instrução e informação quanto a atividade ser respondida oralmente ou com registro escrito nas fichas de respostas do aluno.
Na aquisição do Kit do Coruja PROMAT é disponibilizada, também, uma versão online do caderno de estímulos: trata-se de um acesso complementar e opcional, onde a apresentação dos estímulos na plataforma mantém as mesmas orientações técnicas previstas no manual.
Público-Alvo
Crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.
Contexto
Educacional
Aplicação
Individual, com caderno de estímulos físico ou digital.
Material
01 Manual
01 Caderno de Estímulos impresso
01 Caderno de Estímulos online
05 Ficha de respostas do aluno
05 Ficha de resultados do aplicador
Correção
Manual
Avaliações
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