Aprender Diferente é uma coletânea de exercícios com estímulos diversificados essenciais na prontidão para a alfabetização, respeitando o ritmo, o estilo e a forma de aprender de cada um.
O recurso acende conexões essenciais para a futura leitura e escrita por meio de desafios, estímulos visuais e propostas interativas desenvolvendo habilidades de Atenção, Memória Visual e Auditiva, Consciência Fonológica, Linguagem, Controle Inibitório, Planejamento e Organização.
Indicado para uso clínico, escolar ou familiar, este recurso é acessível a crianças neurotípicas e neurodivergentes, atuando de forma preventiva e adaptativa transformando o começo da alfabetização em uma experiência significativa.
Público Alvo:
• Crianças de 4 a 7 anos em fase de pré-alfabetização
• Crianças com dificuldades de aprendizagem ou atrasos no desenvolvimento
• Crianças neurodivergentes (com TDAH, TEA, dislexia, entre outros)
• Grupos educacionais inclusivos ou intervenção individualizada.
Sugestões de uso:
Objetivo: Aprender Diferente tem como principal objetivo estimular habilidades cognitivas, perceptivas, linguísticas e motoras essenciais ao processo de alfabetização, especialmente na fase da prontidão.
O material foi desenvolvido para atender crianças neurotípicas e neurodivergentes, respeitando a diversidade de ritmos e formas de aprender.
Como usar o Material :
1. Adapte à realidade da criança.
Avalie o nível atual de desenvolvimento da criança (atenção, lingua-gem, motricidade, etc.). Selecione atividades compatíveis com sua fase, mantendo o desafio acessível e significativo.
2. Estabeleça uma rotina de uso.
Utilize o material de forma regular (2 a 4 vezes por semana), sem sobre-carregar. Alterne atividades visuais, auditivas e motoras para manter o engajamento.
3. Explore diferentes formatos. Algumas atividades podem ser feitas oralmente, outras com materiais concretos. Estimule o uso do corpo, do espaço e do ambiente em atividades de percepção e coordenação.
4. Associe com práticas diárias. Utilize o vocabulário do cotidiano como base para explorar sons, sílabas e categorias. Envolva a criança em tarefas funcionais (ex: organizar livros, criar listas, reconhecer rótulos).
5. Registre o progresso. Mantenha um caderno de anotações para observar avanços em atenção, fala, escrita e interesse. Va
Avaliações
Não há avaliações ainda.