Search

JUNTOS SOMOS
MAIS FORTES

Tudo ao Avesso Consciência Fonêmica

R$60,00

Disponibilidade: 3 em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
SKU: TACF Categoria:

Nesse recurso inovador, explore atividades que desenvolvem a consciência fonêmica de um jeito leve e divertido. Em um universo paralelo, uma feiticeira lançou um feitiço na terra das palavras, deixando todas ao contrário! E agora? Como podemos ajudar?A consciência fonêmica é uma sub-habilidade da consciência fonológica que deve ser estimulada para a aprendizagem da leitura e escrita e vice-versa, ou seja, a partir da aprendizagem da leitura e escrita ela se aprimora. Esta habilidade deve ser cotidianamente explorada no ambiente educacional, familiar e clínico. Além disso, para crianças ou adolescentes com dificuldades ou transtornos do neurodesenvolvimento, o jogo “Tudo ao avesso” é uma ferramenta que sistematiza de forma sequencial a aprendizagem dessa habilidade, de forma lúdica. A participação do adulto para orientar e sugerir estratégias deve acontecer, pois se a criança/ adolescente estiver em fase de aprendizagem desta habilidade, o adulto poderá auxiliar explicando as melhores opções e correções de possíveis erros.

 

Objetivo:

Descobrir a palavra misteriosa correspondente à sequência de letras.

Como jogar:

As cartas devem ser separadas de acordo com o nível de dificuldade, embaralhadas e, em seguida, colocadas no centro da mesa com as palavras ao contrário viradas para cima. O jogador irá pegar a carta do topo e tentar descobrir a palavra misteriosa. Ao descobrir, deverá cumprir o desafio proposto na carta: falar sons iniciais, adicionar e tirar sons do começo, meio e final da palavra. Use papel, lápis e borracha como material de apoio.

Palavras divididas em 3

Níveis de dificuldade:

Nível 1

Nesse nível, as 5 primeiras palavras correspondem a palíndromos, surpreendendo a criança/adolescente ao mostrar que a palavra não modifica ao inverter a ordem das letras.

Ovo

saias radar

Osso

arara

Nessa parte do nível são apresentadas à criança/ adolescente palavras reais que, ao colocar na ordem inversa, formam pseudopalavras. Explore a criatividade dos jogadores e peça para desenhar e inventar o que seria essa palavra:

luva – avul cola – aloc mesa – asem teto – otet sino- onis

Pato – Qual o som inicial?

Sapo – Inverta as vogais

Mola – Qual o som do meio? casa – Retire C

Nível 2

Abelha – qual som da segunda letra?

Corvo – separe essa palavra milho – troque m por f

Balão – qual o primeiro som?

Florido – separe separe essa palavra

Laranja – qual o primeiro som?

Caneca – troque o último c port

Cenoura – qual o som da terceira letra?

Bandeja – qual o som da penúltima letra?

Boneca – elimine os dois últimos sons

Carro – troque C por B Alho – troque A por 0

Jujuba – Separe essa palavra por sons

Camisa – qual o som da terceira letra?

Abóbora – qual o som da segunda letra?

Pérola – separe essa palavra

Nível 3

Alianca – Separe essa palavra

Brinquedo – qual o som da quinta letra?

Hipopótamo – separe essa palavra

Banheira – troque a por o

Chuveiro – separe essa palavra

Aquarela – qual o som da segunda letra?

baralho – separe essa palavra garrafa – qual o som da primeira letra?

cadeira – troque c por l lâmpada – qual o som da primeira letra?

Nessa parte do nível são apresentadas à criança/adolescente palavras reais que, ao colocar na ordem inversa pelo sons (fonemas),

formam outras palavras reais.

missa – assim amor – roma

ave- eva

arroz – zorra

Dica:

Para deixar o jogo ainda mais divertido, use blocos de nota, caneta, lápis de cor e o alfabeto móvel como aliados.

Estimule também a decodificação da leitura com as palavras utilizadas, formando frases simples a partir delas.

 

 

 

Peso 0,5 kg
Dimensões 20 × 15 × 10 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Frete grátis para cobranças acima de R$350,00 (SP) e R$1000 (outros estados)