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Relações Entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança

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Piaget destaca neste texto a importância do estudo das características do sujeito psicológico. Ele nos presenteia com uma compreensão mais ampla e consistente da subjetividade do sujeito, com suas emoções e sentimentos, permeando os processos de conhecimento. Esta compreensão é de grande valia para o processo de aprendizagem. Esta obra tem o objetivo de aprofundar e esclarecer um pensamento em busca das relações entre afetividade e inteligência e como pavimentar esta articulação para a construção de uma educação que tenha como base a alegria e o prazer de aprender, onde o conhecimento se torne uma ferramenta para o viver e não apenas para o fazer. “A consciência, do ponto de vista genético, se constrói na medida em que se constrói a consciência do outro. O eu e o outro se constroem de maneira complementar.”

Sumário:

Apresentação da versão portuguesa

Silvia Parrat-Dayan

Encontro com Jean Piaget

Cláudio J. P. Saltini

INTRODUÇÃO GERAL

Posição do problema ……………………………………………………….

Definições básicas …………………………………………………………

A afetividade ………………………………………………………….

Funções afetivas e funções cognitivas ………………………….

Adaptação: assimilação e acomodação …………………………

III. Conclusão ……………………………………………………………………..

PARTE I

Período dos sentimentos intra-individuais

Estágios: I, II, III

AFETIVIDADE E ESTRUTURAS COGNITIVAS

Exemplos básicos …………………………………………………………..

Operações matemáticas ……………………………………………..

Operações lógicas ……………………………………………………..

Percepção …………………………………………………………………

Exame de três teorias da conduta(clássicos)                …………………….

Teoria de CLAPARÈDE …………………………………………….

Teoria de PIERRE JANET ………………………………………….

Teoria de KURT LEWIN ……………………………………………

III. Análise da Noção de Estrutura …………………………………………….

Exame de uma objeção: pode-se falar em estruturas afetivas

Definição da estrutura: caracteres negativos …………………

Definição da estrutura: caracteres positivos …………………..

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

Paralelismo entre conduta afetiva e estrutura cognitiva     ……..

Resposta a duas objeções contra o paralelismo …………………..

Primeira objeção ………………………………………………………….

Segunda objeção ………………………………………………………….

III. Tabelas paralelas dos estágios do desenvolvimento intelectual e afetivo …………………………………………………………..

PRIMEIRO ESTÁGIO: AS FORMAÇÕES HEREDITÁRIAS

Tendências elementares e emções …………………………………………

Ambigüidade do termo “instinto” ……………………………………

Tentativas de inventário(LARGUIER de BANCELS) ………..

Conclusões …………………………………………………………………….

As Emoções ………………………………………………………………………..

Teoria intelectualista (HERBART e NEHLOWSKY)          ……..

Teoria periférica (JAMES e LANGE) …………………………….

Teorias “instintivas”( Mac DOUGALL, por exemplo) ……..

Teorias cerebrais …………………………………………………………..

SEGUNDO ESTÁGIO: AFETOS PERCEPTIVOS E FORMAS DIFERENCIADAS DO CONTENTAMENTO E DA DECEPÇÃO

Pontos de vista(características) …………………………………………….

Do ponto de vista cognitivo ………………………………………….

Do ponto de vista afetivo ……………………………………………..

Retomada de algumas noções clássicas ………………………………….

Dor …………………………………………………………………………….

Prazer …………………………………………………………………………

Sentimentos de agrado e desagrado ………………………………..

Vida afetiva: ponto de vista clássico e ponto de vista atual …

III. Conclusão sobre os dois primeiros estágios …………………………..

Papel da afetividade nas aquisições cognitivas e a tese de MALRIEU …………………………………………………….

Exposição ……………………………………………………………………

Crítica a essa teoria ………………………………………………………. 

TERCEIRO ESTÁGIO: OS AFETOS INTENCIONAIS

Ponto de Vista (características) ………………………………………..

Do ponto de vista cognitivo …………………………………….

Do ponto de vista afetivo ………………………………………..

Teoria dos sentimentos: JANET ………………………………………..

Esquema geral da teoria da conduta …………………………..

Estudos das regulações …………………………………………….

Resumo do conjunto: a força psicológica ………………….

Crítica …………………………………………………………………….

III. Noções de valor e de interesse ……………………………………………

CLAPARÈDE e a noção de interesse …………………………..

KURT LEWIN e o esquema topológico da conduta     ……..

Primeiras descentrações afetivas e o problema da “escolha do objeto”               ……………………………………………………………………………..

Evolução afetiva: (FREUD      ) …………………………………………

Crítica ao esquema freudiano ……………………………………….

Elaboração do objeto e a descentração …………………………..

Conclusão sobre o terceiro estágio   …………………………………………..

JANET E A NOÇÃO DE VALORIZAÇÃO

Os Valores e a afetividade – a regulação interna das forças …………

Economia da ação ………………………………………………………………..

A expansão da atividade ……………………………………………………….

Sistema das valorizações ………………………………………………………….

Valor afetivo do objeto e as necessidades do sujeito ……………….

A finalidade da ação …………………………………………………………….

CLAPARÈDE E A TEORIA DA NECESSIDADE

A Regulação das energias ………………………………………………………….

Necessidade como função …………………………………………………

A noção de homeostase e a necessidade do sono …………………………

III.  Necessidade: função e estrutura  ……………………………………………

As duas leis do interesse …………………………………………………………

Sistema das valorizações e a regulação interna        ………………………….

LEWIN E A TEORIA DAS FORMAS

 Esquemas gestaltistas           ………………………………………………………….

Campo afetivo e campo perceptivo …………………………………….

Dinâmica do campo ………………………………………………………….

A necessidade em sentido gestáltico …………………………………..

Noção de campo total: topologia de LEWIN …………………………

Polarização do espaço: atração do objeto e barreira psíquica ………………………………………………………….

Ausência de terminação: o problema da ação interrompida ………………………………………………………..

III. Sistema de valores e regulação interna: diacronia e sincronia              …………………………………………………………..

FREUD – O NARCISISMO E A ESCOLHA DO OBJETO

Aspecto cognitivo e afetivo do esquema do objeto …………………….

Escolha do objeto afetivo: a libido freudiana        ………………………..

Deslocamento das pulsões: o narcisismo ………………………………

Noção de recalque ………………………………………………………………

Crítica às interpretações freudianas ………………………………………….

Memória de evocação …………………………………………………………

Um narcisismo sem Narciso ………………………………………………..

Duas interpretações da escolha do objeto ………………………………

Localização: o critério do objeto ………………………………………….

A memória de recognição ……………………………………………………

Construção cognitiva do objeto ……………………………………………

III. Conclusões sobre a questão do narcisismo e da escolha do objeto ……………………………………………………………

Localização e deslocamento do objeto ………………………………….

Espacialização da causalidade   …………………………………………….

Pessoas como objetos …………………………………………………………

Papel da imitação           ……………………………………………………………….

A construção correlativa do eu e do outro ……………………………..

CONSTRUÇÃO SIMULTÂNEA DO OBJETO AFETIVO E COGNITIVO

 Tese da Prioridade do Afetivo …………………………………………………..

Por que essa tese não se sustenta? ……………………………………………..

Os objetos são simultaneamente afetivos e cognitivos ……………..

Papel das reações individuais ……………………………………………

Perturbações do motor afetivo …………………………………………

III. Regulação interna e finalidade da ação: uma revisão ……………..

Sentimentos interindividuais representativos ……………………..

Valores altruístas: o pensamento egocêntrico …………………….

A reciprocidade: o dom e a dívida …………………………………….

PARTE I I

Período dos sentimentos interindividuais

                                                               – Estágios: IV, V, VI

QUARTO ESTÁGIO: LINGUAGEM E A REPRESENTAÇÃO INTELIGÊNCIA VERBAL E SENTIMENTOS INTERINDIVIDUAIS

Aparecimento da função simbólica – a linguagem …………………….

Socialização da inteligência e a permanência dos sentimentos ………………………………………….

Fenômenos de valorização interindividuais ………………………………

Interpretação de JANET ……………………………………………………..

Hipótese utilitarista …………………………………………………………….

Objeções à hipótese utilitarista ……………………………………………

A fase egocêntrica: um estado de não diferenciação ……………….

III.  Escalas de valores – tipos de valores ………………………………………..

Valores reais e atuais: ação e satisfação …………………………………..

Valores virtuais ……………………………………………………………………..

Reconhecimento e a reciprocidade (WESTERMARCK) …………….

Tipos de relação entre os valores ……………………………………………..

O PROBLEMA DA AUTOVALORIZAÇÃO: A TROCA CONSIGO MESMO

Sentimentos de inferioridade e superioridade –  causas sociais diretas    ………………………………………………………….

O sentimento de inferioridade e sua compensação: ADLER e CLAPARÈDE ………………………………………………………………..

Causas dos sentimentos de inferioridade e superioridade ………

Situações de desvalorização – três soluções ………………………..

Sentimentos de inferioridade e superioridade –  causas internas ……………………………………………………………

A lei de ROYCE- BALDWIN ……………………………………………

Reciprocidade consigo mesmo: dívidas e obrigações ……………

III. Economia interna da ação e os valores econômicos na troca com o outro ………………………………………………………………………….

Quantificação e a medida ……………………………………………………

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Peso 0,550 kg
Dimensões 24 × 17 × 5 cm

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