Sumário:
Introdução
Capítulo 1
Colocação do problema
1.1. Breve revisão histórica da Psicomotricidade
1.2. Breve revisão histórica da Psiconeurologia
1.3. Alguns aspectos filogenéticos
1.4. Alguns aspectos ontogenéticos
Capítulo 2
Modelo de organização funcional do cérebro humano, segundo Luria
2.1. Relações entre cérebro e comportamento
2.2. As três unidades funcionais do cérebro
2.2.1. Primeira unidade – de regulação tônica, de alerta e dos estados mentais
2.2.2. Segunda unidade – de recepção, análise e armazenamento da informação
2.2.3. Terceira unidade de programação – regulação e verificação da atividade
2.3. Interação entre as três unidades funcionais
Capítulo 3
Fatores psicomotores e sua relação com as três unidades funcionais
3.1. Fundamentos Psiconeurológicos da bateria psicomotora (BPM)
3.2. Apresentação, administração e cotação dos fatores psicomotores
(BPM)
3.2.1. Aspecto somático, desvios posturais e controle respiratório
3.2.2. Tonicidade
3.2.3. Equilibração
3.2.4. Lateralização
3.2.5. Noção do corpo
3.2.6. Estruturação espaço-temporal
3.2.7. Praxia global
3.2.8. Praxia fina
3.3. Aspectos gerais da observação psicomotora
Capítulo 4
Psicomotricidade e Psiconeurologia [Introdução ao sistema psicomotor humano (SPMH)]
4.1. Introdução a uma abordagem filogenética
4.2. Introdução a uma abordagem ontogenética
4.3. Introdução ao sistema psicomotor humano
4.4. Propriedades do sistema psicomotor humano
4.5. Síntese de um ensaio experimental: (Fatores psicomotores à luz de A. R. Luria)
Capítulo 5
A criança dispráxica com dificuldades de aprendizagem
5.1. Algumas reflexões de síntese
Capítulo 6
Implicações da observação na reabilitação psicomotora
6.1. Parâmetros da reabilitação psicomotora
6.1.2. Estratégias de um modelo de reabilitação psicomotora
Conclusões
Referências
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