SINOPSE
Revisão crítica do ensino e da pesquisa em didática, apresentada no seminário A didática em questão – PUC/RJ – com ampla bibliografia. Aborda a formação de educadores, pressupostos teóricos do ensino da didática, abordagens alternativas para esse ensino, propostas e realidades da pesquisa em didática.
Sumário
Apresentação, 9
I. Papel da didática e a formação de educadores, 11
1. A didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca da relevância, 13
Vera Maria Candau
2. O papel da didática na formação do educador, 25
Cipriano Carlos Luckesi
II. Pressupostos teóricos do ensino da didática, 35
1. Pressupostos teóricos da didática, 37
Carlos Alberto Gomes dos Santos
2. Pressupostos teóricos para o ensino da didática, 43
Oswaldo Alonso Rays
III. Abordagens alternativas para o ensino da didática, 53
1. Abordagens alternativas para o ensino da didática, 55
Zaia Brandão
2. Ensino por meio de solução de problemas, 66
Margot Bertolucci Ott
IV. A pesquisa em didática – Realidades e propostas, 77
1. Novos enfoques da pesquisa em didática, 79
Menga Lüdke
2. A pesquisa em didática – Realidades e propostas, 94
Newton Cesar Balzan
Documento final, 119
Avaliações
Não há avaliações ainda.