Prefácio realizado pelo Professor Emérito da Universidade Estadual da Flórida, Steven I. Pfeiffer
Piske e Stoltz trazem uma obra que explora a vertente educacional e emocional da criatividade e a sua relevância na concepção das altas habilidades e sobredotação. As autoras sistematizam as diferentes definições de criatividade, as investigações nacionais e internacionais sobre o tema e com base em referenciais teóricos sólidos avançam com formas de inovar a educação de forma a torná-la mais facilitadora do despertar da criatividade dos mais jovens, dando uma atenção particular aos talentosos.
Sara Bahia
Professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
SUMÁRIO
Introdução realizada por Sara Bahia, p. 13
Capítulo 1 CRIATIVIDADE: UM ATRIBUTO ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO, p. 15
DEFINIÇÕES DE CRIATIVIDADE, p. 16
ESTUDOS E PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A CRIATIVIDADE, p. 16
ESTUDOS E PESQUISAS NACIONAIS SOBRE A CRIATIVIDADE, p. 25
Capítulo 2 A CRIATIVIDADE E VYGOTSKY, p. 33
A MANIFESTAÇÃO DA CRIATIVIDADE NO CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL, p. 39
O PAPEL DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO, p. 41
A COMPREENSÃO DA CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA PSIQUE INFANTIL, p. 42
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, p. 47
Capítulo 3 A PEDAGOGIA WALDORF COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, p. 55
O TRABALHO DA PEDAGOGIA WALDORF NO ESTÍMULO DO POTENCIAL CRIADOR E DA SENSIBILIDADE DOCENTE E DISCENTE, p. 58
ESTÉTICA, ARTE E IMPULSO SENSÍVEL NA NATUREZA HUMANA, p. 60
ASPECTOS FUNDAMENTAIS NO ENSINO WALDORF, p. 63
AFETIVIDADE E COGNIÇÃO, p. 65
A ARTE DE ENSINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, p. 69
A VIVÊNCIA DA TOTALIDADE NA ACEPÇÃO DA NATUREZA, p. 75
Capítulo 4 O SOCIOINTERACIONISMO DE VYGOTSKY E A PEDAGOGIA WALDORF DE RUDOLF STEINER, p. 79
VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, p. 80
RAIZ EPISTEMOLÓGICA DA TEORIA DE STEINER, p. 82
O ASPECTO SOCIAL NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA DE VYGOTSKY, p. 84
O SUJEITO E A EDUCAÇÃO A PARTIR DE STEINER, p. 85
ARTE E ESTÉTICA A PARTIR DO OLHAR DE VYGOTSKY E DE STEINER, p. 88
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E FANTASIA A PARTIR DE VYGOTSKY E DE STEINER, p. 92
APROXIMAÇÕES ENTRE VYGOTSKY E STEINER, p. 94
DISTANCIAMENTOS ENTRE VYGOTSKY E STEINER, p. 95
Referências, p. 99
Sobre as autoras, p. 107
Agradecimento à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, p. 109
Avaliações
Não há avaliações ainda.