Search

JUNTOS SOMOS
MAIS FORTES

Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e Criatividade

R$67,90

Uma obra que explora a vertente educacional e emocional da criatividade e a sua relevância na concepção das altas habilidades e sobredotação.

Fora de estoque

SKU: XR-N8GX-PP7U Categoria:

Prefácio realizado pelo Professor Emérito da Universidade Estadual da Flórida, Steven I. Pfeiffer

Piske e Stoltz trazem uma obra que explora a vertente educacional e emocional da criatividade e a sua relevância na concepção das altas habilidades e sobredotação. As autoras sistematizam as diferentes definições de criatividade, as investigações nacionais e internacionais sobre o tema e com base em referenciais teóricos sólidos avançam com formas de inovar a educação de forma a torná-la mais facilitadora do despertar da criatividade dos mais jovens, dando uma atenção particular aos talentosos.

Sara Bahia

Professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

SUMÁRIO

Introdução realizada por Sara Bahia, p. 13

Capítulo 1 CRIATIVIDADE: UM ATRIBUTO ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO, p. 15

DEFINIÇÕES DE CRIATIVIDADE, p. 16

ESTUDOS E PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A CRIATIVIDADE, p. 16

ESTUDOS E PESQUISAS NACIONAIS SOBRE A CRIATIVIDADE, p. 25

Capítulo 2 A CRIATIVIDADE E VYGOTSKY, p. 33

A MANIFESTAÇÃO DA CRIATIVIDADE NO CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL, p. 39

O PAPEL DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO, p. 41

A COMPREENSÃO DA CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA PSIQUE INFANTIL, p. 42

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, p. 47

Capítulo 3 A PEDAGOGIA WALDORF COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, p. 55

O TRABALHO DA PEDAGOGIA WALDORF NO ESTÍMULO DO POTENCIAL CRIADOR E DA SENSIBILIDADE DOCENTE E DISCENTE, p. 58

ESTÉTICA, ARTE E IMPULSO SENSÍVEL NA NATUREZA HUMANA, p. 60

ASPECTOS FUNDAMENTAIS NO ENSINO WALDORF, p. 63

AFETIVIDADE E COGNIÇÃO, p. 65

A ARTE DE ENSINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, p. 69

A VIVÊNCIA DA TOTALIDADE NA ACEPÇÃO DA NATUREZA, p. 75

Capítulo 4 O SOCIOINTERACIONISMO DE VYGOTSKY E A PEDAGOGIA WALDORF DE RUDOLF STEINER, p. 79

VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, p. 80

RAIZ EPISTEMOLÓGICA DA TEORIA DE STEINER, p. 82

O ASPECTO SOCIAL NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA DE VYGOTSKY, p. 84

O SUJEITO E A EDUCAÇÃO A PARTIR DE STEINER, p. 85

ARTE E ESTÉTICA A PARTIR DO OLHAR DE VYGOTSKY E DE STEINER, p. 88

CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E FANTASIA A PARTIR DE VYGOTSKY E DE STEINER, p. 92

APROXIMAÇÕES ENTRE VYGOTSKY E STEINER, p. 94

DISTANCIAMENTOS ENTRE VYGOTSKY E STEINER, p. 95

Referências, p. 99

Sobre as autoras, p. 107

Agradecimento à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, p. 109

Peso 0,3 kg
Dimensões 10 × 10 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Frete grátis para cobranças acima de R$350,00 (SP) e R$1000 (outros estados)